PUBLICIDADE

Câmara aprova nome de Terezinha Baruki para escola de tempo integral em Corumbá

Rosana Nunes em 29 de Maio de 2026

Divulgação

Terezinha Baruki deixou importante legado na educação de Corumbá

A escola de tempo integral que a Prefeitura de Corumbá vai construir no bairro Cristo Redentor pode receber o nome da professora, ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal, Terezinha Baruki, falecida em 12 de agosto de 2021, aos 81 anos.

O projeto de lei, do vereador Marcelo Araújo, foi aprovado por unanimidade nesta semana pela Câmara Municipal e encaminhado ao Poder Executivo para sanção do prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira.

Segundo Marcelo, a homenagem representa um reconhecimento à trajetória da educadora e à sua contribuição para o desenvolvimento de Corumbá.

“A escolha do nome reforça a memória histórica, promove a valorização de contribuições significativas à sociedade local e fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade escolar”, destacou o vereador.

Ele afirmou ainda que a medida também garante uniformidade nos registros oficiais, diplomas e documentos escolares, além de consolidar o compromisso do Município com a educação de qualidade.

Nova escola

Reprodução

Escola será construída no bairro Cristo Redentor

A unidade será construída no bairro Cristo Redentor seguindo o padrão “Escola 5 Salas”, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com investimento estimado em R$ 8.358.228,81.

O projeto prevê uma escola térrea destinada ao Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, com capacidade para atender até 350 alunos em dois turnos — matutino e vespertino — ou 175 estudantes em período integral. 

Legado 

Considerada um ícone da educação corumbaense, Terezinha Baruki deixou um legado tanto no ensino quanto na política local.

Ela foi vereadora entre 1989 e 1992 e presidiu a Câmara Municipal nos anos de 1989 e 1990, período em que ocorreu a aprovação da Lei Orgânica do Município de Corumbá.

Descendente de libaneses, iniciou a carreira lecionando no antigo ensino primário, para turmas de terceira e quarta séries. Posteriormente, atuou no ginásio, no científico - atual Ensino Médio - e também no ensino superior.

Terezinha integrou a primeira turma de Letras do então Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá, hoje Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Pantanal. Iniciou o curso em 1968, conciliando os estudos com o trabalho como professora.

Fez o antigo Científico em São Paulo e, já como docente da UFMS, afastou-se por dois anos para cursar mestrado em Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, entre 1978 e 1979.

Após décadas dedicadas à educação, aposentou-se como professora da UFMS e da rede estadual de ensino.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Corumbá. 

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.

PUBLICIDADE