PUBLICIDADE

Câmara homenageia Banda Manoel Florêncio por sua contribuição à cultura corumbaense

Da Redação em 20 de Maio de 2026

Divulgação/Câmara de Corumbá

Em concursos e festivais, a Banda tem conquistado expressivas posições

A noite de terça-feira, 19, marcou uma homenagem da Câmara Municipal de Corumbá, por iniciativa da vereadora Nanáh Cordeiro, à Banda Municipal Manoel Florêncio, seus músicos e equipe técnica, pela relevante contribuição cultural, artística, educacional e histórica prestada ao município de Corumbá e à região pantaneira ao longo de mais de seis décadas de serviços dedicados à música e à comunidade.

Fundada em 10 de janeiro de 1960, a então Banda Municipal de Corumbá recebeu, em 1975, o nome de Banda de Música Municipal Manoel Florêncio, em homenagem ao notável músico e flautista cuiabano Manoel Florêncio, que, após brilhante carreira militar, dedicou seu talento à formação musical de gerações de jovens corumbaenses, e se tornou símbolo vivo da identidade cultural de Corumbá, levando sua arte a todos os cantos da região do Pantanal.

Com um repertório vasto e eclético - transitando do erudito ao popular - suas apresentações abrilhantam solenidades cívicas, inaugurações, eventos acadêmicos, corporativos, esportivos e celebrações diversas, incluindo participações em municípios fronteiriços da Bolívia.

Divulgação/Câmara de Corumbá

Integrantes da banda, homenageados da noite

Em concursos e festivais, a Banda tem conquistado expressivas posições, elevando o nome de Corumbá em nível estadual e nacional. Destaca-se, de maneira especial, a marcante participação no 29º Festival Internacional de Música de Londrina - PR, ocasião em que a Banda Manoel Florêncio recebeu calorosos aplausos do público e elogios de maestros e músicos de várias partes do mundo.

Naquele festival, realizou apresentações em palcos icônicos como a Concha Acústica e o Teatro Ouro Verde e atuou como banda base da Banda Sinfônica do Festival, experiência que proporcionou significativo intercâmbio artístico e formação humana e profissional aos seus integrantes.

As homenagens foram prestadas ao maestro Robson de Oliveira Oros; ao contramestre Neri Esterfom, e aos músicos Douglas Henrique Figueiredo Tavares, Gilson dos Santos Carvalho, Lucas Ortiz Gomes, Edvaldo Pedro Benites da Silva, William Monteiro Alves, Ana Paula da Silva Castro, Luiz Otávio da Costa Prado, Edson Dias Duarte Filho, Flávio Júnior da Costa Delmão, Augusto César Teixeira de Souza, Elverson Monteiro Gonçalves da Silva, Raphael Vilalva de Jesus, José Isaías de Souza, Durval Costa Vaz, Ramão Pereira Leite, Caio Abner Nascimento Bastos, Maurício Rodrigues Tavares, Laura Helena Lopes da Rosa Silva, José Estevão Vital Cortez, Wagner Ruiz Paredes, Alan Victor Rosa da Silva Hurtado e Adriano Malheiros Rodrigues.

Divulgação/Câmara de Corumbá

GCM Miguel Soares e o vereador Roberto Façanha

Mais homenagem

Na mesma noite, por inciativa do vereador Roberto Façanha, o Poder Legislativo rendeu homenagens ao Guarda Civil Municipal Miguel Soares, pela dedicação e relevantes serviços em prol da segurança pública na região pantaneira.

As informações são da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores. 

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.

PUBLICIDADE